Periodontia: tudo o que você deve saber sobre essa especialidade da odontologia

Quer saber tudo sobre periodontia? Então, você veio ao lugar certo! Confira todas as informações necessárias sobre essa especialidade.

Quando você vai ao dentista, ele costuma perguntar se você notou a gengiva sangrando, não é? Além disso, o profissional examina esse tecido, por meio da análise visual e do toque, para identificar possíveis alterações, certo? Todo esse cuidado mostra a importância da periodontia para garantir o equilíbrio da saúde bucal.

Não podemos esquecer que as doenças da boca não atingem apenas os dentes: elas podem se manifestar em qualquer estrutura e tecido da cavidade bucal. A periodontia é uma especialidade odontológica muito importante, porque cuida dos tecidos que dão sustentação para os dentes.

Você sabia que a abordagem dessa especialidade vai além da parte clínica? Também existe a abordagem estética. Explicamos tudo sobre periodontia neste post. O dentista e cirurgião geral Luís Henrique Sessel, que também é coordenador da Odontoclinic de Campo Limpo, nos ajudou a produzir este conteúdo repleto de informações importantes. Acompanhe!

O que é periodontia?

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos objetivam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar. O especialista dessa área é o periodontista.

Segundo Luís Henrique, esse profissional atua “nas doenças gengivais, na estética, em caso de cirurgias e na função, também, como em quadros de retração de gengiva, ou se precisar dar mais volume a ela”.

Quais são as áreas da periodontia?

Pela explicação do especialista, você pôde perceber que a periodontia tem diferentes ramos. Ela pode ser dividida em duas áreas, sendo a periodontia clínica, que também envolve a médica, e a periodontia estética. A seguir, falamos sobre cada uma delas.

Periodontia clínica e médica

Essa área é voltada para a prevenção e o tratamento das doenças na gengiva e demais tecidos periodontais. Os procedimentos são terapêuticos, visando, principalmente, ao equilíbrio da saúde da boca.

“A área clínica cuida das doenças de gengiva mesmo, atuamos diretamente na boca do paciente. Falamos muito da área médica, como medicina periodontal, e da relação com doenças sistêmicas que agravam o problema periodontal, como diabetes e tabagismo.”, conta o especialista.

Essa explicação dada por ele é muito importante, porque nem todo mundo sabe, mas a saúde orgânica também afeta a saúde dos tecidos periodontais. A diabetes, citada por Luís Henrique, é um dos grandes facilitadores das inflamações que atingem essas estruturas de base.

Isso acontece porque o acúmulo de açúcar no sangue prejudica a microcirculação do periodonto. Com isso, a gengiva fica mais suscetível ao ataque das bactérias e reage, de forma exagerada, à presença delas, levando a quadros inflamatórios. Também existe uma dificuldade maior de cicatrização por conta da diabetes fora de controle.

Não é só isso: há outras doenças sistêmicas que se relacionam aos problemas periodontais, como o Alzheimer, a aterosclerose e o tabagismo. Não podemos esquecer que as gestantes estão mais suscetíveis aos problemas periodontais, por causa das variações das taxas de hormônio.

Logo, a periodontia médica oferece um atendimento específico a esses pacientes com condições especiais. O acompanhamento é feito de maneira rigorosa, com medidas adequadas às necessidades do organismo de cada um e, muitas vezes, em parceria com especialistas da área médica.

Pessoas com qualquer um desses quadros que citamos precisam acompanhar ainda mais de perto a saúde bucal e das gengivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *